A relação da estimação cognitiva com outros processos cognitivos em uma amostra de idosos

Autores/as

  • Gabriela Peretti Wagner UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre
  • Vania Naomi Hirakata
  • Maria Alice de Mattos Pimenta Parente
  • Clarissa Marceli Trentini

Resumen

Uma das diversas habilidades mentais envolvidas nas funções executivas é a estimação cognitiva, a qual pode ser medida através do Cognitive Estimation Test (CET). Este instrumento consiste em uma escala de 28 perguntas e envolve dimensões variadas, incluindo peso, altura, e velocidade. O objetivo do presente estudo foi o de investigar quais as relações entre uma série de processos cognitivos e o desempenho no CET. Trinta participantes idosos saudáveis foram testados. Os instrumentos utilizados foram o Mini-Exame do Estado Mental (MEEM), subtestes da Escala Wechsler de Inteligência para Adultos (WAIS III), Teste de Nomeação de Boston (BNT), Teste de Fluência Verbal (COWAT) e Teste de Stroop (SCWT). O desempenho dos mesmos no CET foi correlacionado a variáveis sociodemográficas e testes neuropsicológicos variados. Os resultados apontam para uma relação entre o desempenho no CET com a variável escolaridade e uma pontuação elevada no subteste Vocabulário. Tal achado sinaliza a importância do conhecimento formal para a realização da estimativa cognitiva. Palavras-chave: Cognitive Estimation Test (CET), estimação cognitiva, processos cognitivos.

Biografía del autor/a

Gabriela Peretti Wagner, UFCSPA - Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre

Pós-Doutora em Psicologia (UFRGS). Professora Adjunta (UFCSPA) - Departamento de Psicologia.

Vania Naomi Hirakata

Mestre em Epidemiologia (UFPEL). Consultora em Estatística no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA/UFRGS).

Maria Alice de Mattos Pimenta Parente

Pós-Doutora pela Université Toulouse Le-Mirall (França). Doutora em Psicologia (USP). Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFRGS).

Clarissa Marceli Trentini

Doutora em Ciências Médicas – Psiquiatria (UFRGS). Professora Adjunta do Instituto de Psicologia (UFRGS) e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia (UFRGS).

Descargas

Publicado

2014-08-31

Cómo citar

Wagner, G. P., Hirakata, V. N., Parente, M. A. de M. P., & Trentini, C. M. (2014). A relação da estimação cognitiva com outros processos cognitivos em uma amostra de idosos. Neuropsicología Latinoamericana, 6(2). Recuperado a partir de https://neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/203

Número

Sección

Artículos / Articles / Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a