A referência de tempo na afasia não-fluente por dois falantes de português brasileiro

Autores/as

  • Juliana Andrade Feiden Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Ingrid Finger Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Resumen

Em estudos recentes realizados na área da afasiologia, postula-se que a natureza do déficit observado na marcação morfológica dos verbos na linguagem é seletiva, ou seja, os morfemas que indicam tempo verbal parecem ser mais prejudicados em comparação com aqueles que marcam concordância. Esses déficits parecem estar relacionados, principalmente, à dificuldade na referência a um evento ocorrido no passado, quando comparado a eventos no presente e no futuro. Em nível nacional, não há estudos que analisam a produção de formas verbais na fala espontânea de afásicos não-fluentes (AFN). Assim, o objetivo foi investigar em que medida a flexão verbal relacionada à referência de tempo pode estar prejudicada na AFN. Além disso, visou-se a verificar se existe dissociação entre a marcação de concordância verbal e a referência de tempo na produção da fala na AFN. Participaram dois indivíduos com ANF (1) C.A., 60 anos, 11 anos de escolaridade e com afasia de Broca, e (2) M., 48 anos, 13 anos de escolaridade, com afasia do tipo Transcortical Motora. Utilizou-se uma versão da Entrevista de Memória Autobiográfica para avaliar a memória semântica pessoal e autobiográfica dos sujeitos. Os resultados indicaram uma dificuldade maior no emprego de formas verbais relacionadas à referência de tempo passado, se comparado aos ocorridos no presente e no futuro. Foi possível observar também uma maior dificuldade por parte de ambos informantes na produção de formas verbais envolvendo o Pretérito Imperfeito e uma dissociação entre referência de tempo e concordância verbal, sugerindo que o déficit na produção dos verbos pode ser seletivo, sendo a referência de tempo mais prejudicada na produção da linguagem. Estudos como esse são um pequeno passo no sentido de ampliar a compreensão de como déficits linguísticos impactam a comunicação oral na afasia, contribuindo para qualificar a avaliação das dificuldades reais desses indivíduos e aperfeiçoar as formas de diagnóstico e de reabilitação, com vistas a propiciar maior integração do afásico na família e na comunidade. Palavras-chave: afasia não-fluente, agramatismo, flexão verbal na afasia, referência de tempo, parafasia morfêmica.

Biografía del autor/a

Juliana Andrade Feiden, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestra pelo Programa de Pós- Graduação em Letras/UFRGS - Área:Estudos da Linguagem - Linguística Aplicada. Doutoranda pelo Programa de Pós- Graduação em Letras/UFRGS - Área:Estudos da Linguagem - Linguística Aplicada. Bolsista CAPES.

Ingrid Finger, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Professora do Instituto de Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Linguística pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Descargas

Publicado

2016-12-30

Cómo citar

Feiden, J. A., & Finger, I. (2016). A referência de tempo na afasia não-fluente por dois falantes de português brasileiro. Neuropsicología Latinoamericana, 8(3). Recuperado a partir de https://neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/320

Número

Sección

Artículos / Articles / Artigos