Mini Exame do Estado Mental: instrumento adequado para triagem de deficiência intelectual?

Fernanda de Souza Moreira, Juliana Lopes Massapust, Valéria de Moraes Oliveira, Heber de Souza Maia Filho

Resumen


O Mini Exame do Estado Mental (MEEM) é um instrumento rápido para avaliação de comprometimento cognitivo em adultos, sendo usado na triagem dos processos demenciais. Estudos preliminares mostraram a utilidade da versão pediátrica na triagem da DI. O estudo teve como objetivo determinar a acurácia diagnóstica da versão pediátrica do MEEM em uma amostra de crianças com suspeita de deficiência intelectual. O MEEM foi comparado ao diagnóstico padrão de DI (QI aferido pelo WISC-IV associado a comprometimento aferido através da anamnese, nos domínios conceitual, social e prático), sendo avaliadas as seguintes características psicométricas: sensibilidade, especificidade, valor preditivo positivo e negativo e razão de verossimilhança positiva e negativa. Foram avaliadas 54 crianças e adolescentes entre 7 e 14 anos de idade, cursando entre o 2° e 9° ano do Ensino Fundamental, encaminhados para um ambulatório neuropediátrico com queixa clínica de dificuldade escolar. A análise estatística foi composta de análise descritiva e inferencial (curva ROC, coeficiente de Kappa e coeficiente de correlação de Spearman). O MEEM no ponto de corte 18 apresentou sensibilidade de 55%, especificidade de 64%, valor preditivo positivo de 64%, e negativo de 55%, sendo o melhor ponto de corte para a determinação de DI, segundo a curva ROC. A acurácia foi 59%, razão de verossimilhança positiva 1,5 e negativa 0,7. O checklist clínico apresentou sensibilidade de 69%, especificidade de 56%, valor preditivo positivo de 65%, e negativo de 61%. A acurácia foi 63%, razão de verossimilhança positiva 1,6 e negativa 0,6. A impressão clínica mostra-se um melhor método de triagem para a indicação de avaliação neuropsicológica, na suspeita de deficiência intelectual. O MEEM parece representar uma triagem para a presença de problemas cognitivos subjacentes à queixa de dificuldade escolar, não tendo, contudo, boa capacidade discriminatória para um transtorno específico.
Palavras-chave: Mini Exame do Estado Mental, triagem, deficiência intelectual, criança, transtornos do neurodesenvolvimento.

Texto completo:

PDF


https://www.ebsco.com     http://www.redalyc.org     http://pepsic.bvsalud.org     https://doaj.org     http://www.latindex.org     http://www.psicodoc.org     https://scholar.google.com