Reabilitação neuropsicológica em um caso de traumatismo crânioencefálico em fase crônica

Autores/as

  • Thaís Landenberger Bitácora Centro de Neuropsicologia
  • Juciclara Rinaldi Bitácora Centro de Neuropsicologia
  • Thirzá Baptista Frison Bitácora Centro de Neuropsicologia
  • Jerusa Fumagalli de Salles Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Resumen

A reabilitação de pacientes vítimas de traumatismo cranioencefálico grave, em fase crônica, ainda é um desafio para a clínica. Este estudo visa a descrever a experiência de reabilitação neuropsicológica (RN) de uma adulta, 32 anos, destra, nível educacional superior incompleto, após lesão axonal difusa devido a TCE grave, em fase crônica. O trauma foi decorrente de acidente automobilístico, aos 21 anos de idade, acompanhado de anóxia, parada cardíaca e coma de 38 dias. Apresentou prejuízos cognitivos, funcionais e comportamentais, impactando na autonomia e qualidade de vida. A intervenção aconteceu nove anos após a lesão e durou 24 meses (dois encontros semanais, três horas de duração cada), embasado em técnicas de reabilitação cognitiva. Os resultados foram avaliados a partir de dados qualitativos, considerando aspectos comportamentais e funcionais mediante observações do terapeuta e dos familiares; e de dados quantitativos, através do desempenho nas avaliações neuropsicológicas antes, durante e após o tratamento. Os instrumentos utilizados foram: Escala de Inteligência Wechsler para adultos - WAIS-III, Teste de Atenção Concentrada – AC, Teste D2 - Atenção Concentrada, Figuras Complexas de Rey, Teste de Aprendizagem Auditivo-Verbal de Rey, subtestes da Escala de Memória Wechsler, Teste de trilhas, Fluência verbal, Teste Wisconsin de Classificação de Cartas e Inventários Beck de Ansiedade e de Depressão. Quanto aos resultados, percebe-se discrepância entre os dados qualitativos e quantitativos. Houve melhora no desempenho das atividades de vida diária, contribuindo para autonomia e qualidade de vida da paciente e da família. Já nas avaliações quantitativas, os escores não progrediram de forma significativa, não refletindo, assim, de forma integral, os ganhos funcionais e comportamentais observados clinicamente. Os resultados deste estudo demonstram que a RN gerou ganhos funcionais e qualitativos na vida da paciente e seus familiares, mesmo em fase crônica, e apontam a necessidade de instrumentos mais ecológicos para avaliar a evolução destes pacientes. Palavras-chave: Neuropsicologia, Reabilitação neuropsicológica, Amnésia anterógrada, Traumatismo cranioencefálico, Lesão axonal difusa.

Biografía del autor/a

Thaís Landenberger, Bitácora Centro de Neuropsicologia

Psicóloga (UFRGS). Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental. Pesquisadora-colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Psicóloga na Bitácora Centro de Neuropsicologia.

Juciclara Rinaldi, Bitácora Centro de Neuropsicologia

Psicóloga (PUCRS), Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas da UFRGS/HCPA, Mestre em Psicologia do Desenvolvimento (UFRGS), Especialista em Neuropsicologia (UFRGS), Pesquisadora Colaboradora do Centro de Neurologia Cognitiva e do Comportamento do HCPA. Sócia co-fundadora da Bitácora Centro de Neuropsicologia (POA-RS).

Thirzá Baptista Frison, Bitácora Centro de Neuropsicologia

Psicóloga, Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP/CRP). Mestre em Neurociências pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Sócia co-fundadora da Bitácora Centro de Neuropsicologia (POA-RS).

Jerusa Fumagalli de Salles, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Fonoaudióloga, Profa. Associada do Departamento de Psicologia do Desenvolvimento e da Personalidade, Instituto de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS, Coordenadora do Núcleo de Estudos em Neuropsicologia Cognitiva – NEUROCOG, bolsista Produtividade do CNPq.

Descargas

Publicado

2017-04-30

Cómo citar

Landenberger, T., Rinaldi, J., Frison, T. B., & Salles, J. F. de. (2017). Reabilitação neuropsicológica em um caso de traumatismo crânioencefálico em fase crônica. Neuropsicología Latinoamericana, 9(1). Recuperado a partir de https://neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/322

Número

Sección

Artículos / Articles / Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a