Adaptação transcultural da subescala de funções executivas do Teste Barcelona II para idosos

Autores/as

Resumen

Com o aumento da expectativa de vida é grande a demanda de avaliação neuropsicológica para o diagnóstico, prognóstico e reabilitação de disfunções neurológicas e cognitivas. No Brasil não há uma bateria específica que integre provas para investigar diferentes funções executivas (FEs) e por esta razão buscou-se como base o Teste Barcelona II, uma bateria de avaliação neuropsicológica completa que reúne diversos instrumentos. O objetivo do estudo foi adaptar transculturalmente a subescala que avalia as FEs do Teste Barcelona II, com a intenção inovadora de elaborar uma bateria integrada de funções executivas. Procedeu-se a análise teórica e psicométrica dos itens. A versão experimental foi aplicada em 120 idosos com idades entre 65 e 87 anos. Para avaliar as evidências de validade com base na estrutura interna utilizou-se a análise fatorial exploratória, identificando-se um modelo unidimensional, com consistência interna (? = 0,67). O escore geral das FEs foi correlacionado com o desempenho na Escala Wechsler Abreviada de Inteligência e no WCST, sugerindo evidências de validade convergente e discriminante. Observou-se, ainda, que o melhor desempenho nas FEs foi entre os idosos que tinham menos idade, mais escolaridade, que dominavam um segundo idioma e faziam uso de redes sociais. Concluiu-se que a subescala adaptada apresentou equivalência em relação à versão original e mostrou propriedades psicométricas promissoras para a sua utilização com idosos. Palavras-chave: Função executiva, adaptação, idosos, neuropsicologia, Teste Barcelona II.

Biografía del autor/a

Marcela Renata Gonçalves Zilio Jannke, Universidade Católica de Pelotas

Formada em Psicologia pela Universidade Católica de Pelotas, especialista em Neuropsicologia pelo Instituto de Psicologia Aplicada e Formação (IPAF), Mestra em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente e com curso em andamento de especialização em Psicoterapia de Orientação Analítica pelo Centro de Estudos Luís Carlos Guedes (CELG).

Vera Lúcia Marques de Figueiredo, Universidade Católica de Pelotas

Graduada em Psicologia-Licenciatura e Psicologia-Psicólogo pela Universidade Católica de Pelotas/RS (UCPel). Especialista em Psicopedagogia do Ensino Superior pela UCPel. Mestrado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS). Doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (UnB). Pós-graduada em Psicoterapia Cognitivo-comportamental pela WP Centro de Psicoterapia Cognitivo-Comportamental. Atualmente, é pós-graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescência pelo Instituto de Terapias Cognitivo-Comportamentais (InTCC). Concursada pela Secretaria de Educação-RS, atuou até 2013 junto a 18º Coordenadoria Regional de Educação, como Psicóloga, realizando avaliação psicológica junto ao Centro Integrado de Atendimento ao Educando (CIAE). Atualmente é professora do curso de graduação e pós-graduação da Universidade Católica de Pelotas. Membro da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia (ANPEPP) e do Instituto Brasileiro de Avaliação Psicológica (IBAP). Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Construção e Validação de Testes, Escalas e Outras Medidas Psicológicas. Foi responsável pela pesquisa de adaptação transcultural do teste de inteligência WISC-III para o contexto brasileiro.

Descargas

Publicado

2018-05-01

Cómo citar

Jannke, M. R. G. Z., & de Figueiredo, V. L. M. (2018). Adaptação transcultural da subescala de funções executivas do Teste Barcelona II para idosos. Neuropsicología Latinoamericana, 10(1). Recuperado a partir de https://neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/388

Número

Sección

Artículos / Articles / Artigos