Evidências de validade do Teste de Teoria da Mente para Crianças: relação com funções executivas

Autores/as

  • Natalia Martins Dias Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
  • Leila Santos Batista
  • Tatiana Pontrelli Mecca Faculdade de Ciências Médicas. Santa Casa de São Paulo.

Resumen

O estudo investigou evidências de validade baseadas nas relações com variáveis externas do Teste de Teoria da Mente para Crianças (TMEC). Participaram 69 crianças pré-escolares (M=4,68; DP=0,61), avaliadas em tarefas dos componentes básicos das Funções Executivas (FE): inibição, memória de trabalho e flexibilidade, além do TMEC. Foram encontradas correlações significativas entre as medidas. Correlações parciais, controlando idade, vocabulário, inteligência e nível socioeconômico, mostraram, de modo mais consistente, correlações significativas entre TMEC e as tarefas de inibição e memória de trabalho auditiva. Análises de regressão em cadeia indicaram que, mesmo com controle de vocabulário, a inclusão das medidas de FE foi capaz de elevar de forma relevante o poder do modelo na predição do desempenho no TMEC. A análise com melhores índices de ajuste, no entanto, incluiu apenas as medidas de FE, que explicaram 25,2% do desempenho no TMEC. Estes achados corroboram anteriores acerca da relação entre os construtos, sendo a inibição, seguida da memória de trabalho auditiva, os componentes de maior relação e contribuição para o desempenho em Teoria da Mente. Os resultados revelam um padrão de convergência entre as medidas, apesar das diversas covariáveis consideradas, e se somam às fontes de evidências de validade do TMEC. Palavras-chaves: Teoria da mente, validade, inibição, memória de trabalho, flexibilidade cognitiva.

Biografía del autor/a

Natalia Martins Dias, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Psicóloga, Mestre e Doutora (pós-doutorada) em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP. Professora do Departamento de Psicologia. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, SC. Bolsista de Produtividade do CNPq.

Leila Santos Batista

Psicopedagoga. Mestre em Psicologia Educacional. Programa de Pós-graduação em Psicologia Educacional. Centro Universitário FIEO. Osasco, SP.

Tatiana Pontrelli Mecca, Faculdade de Ciências Médicas. Santa Casa de São Paulo.

Psicóloga, Mestre e Doutora (pós-doutorada) em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, SP. Professora da Faculdade de Ciências Médicas. Santa Casa de São Paulo. São Paulo, SP.

Descargas

Publicado

2020-07-30

Cómo citar

Dias, N. M., Batista, L. S., & Mecca, T. P. (2020). Evidências de validade do Teste de Teoria da Mente para Crianças: relação com funções executivas. Neuropsicología Latinoamericana, 12(2). Recuperado a partir de https://neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/553

Número

Sección

Construcción y adaptación de instrumentos neuropsicológicos/ Construção e adaptação de instrumentos neuropsicológicos

Artículos más leídos del mismo autor/a