Avaliação cognitiva e de linguagem em crianças pré-escolares com autismo: Revisão sistemática

Autores/as

Resumen

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um Transtorno do Neurodesenvolvimento que pode estar presente desde os primeiros meses de vida da criança. É associado a prejuízos cognitivos, de linguagem e comunicação social. A literatura aponta para uma lacuna entre a identificação dos sintomas e o encaminhamento, fato que dificulta o mapeamento das dificuldades e o planejamento de intervenções precoces. Neste sentido, o presente trabalho objetivou investigar os instrumentos utilizados para avaliar a cognição e a linguagem de crianças de 0 a 6 anos com TEA através de revisão sistemática PRISMA. O levantamento da literatura realizou-se em cinco bases de dados: ERIC, LILACS, PsycINFO, Pubmed e Scielo. A partir dos critérios de inclusão selecionaram-se 16 estudos. Observou-se heterogeneidade nos estudos, em especial, na metodologia empregada. Houve variação da amostra entre 18 até 1061 participantes, idade entre 12 meses até crianças de 6 anos. Dentre os aspectos cognitivos e linguísticos avaliados nas medidas, temos o desenvolvimento sociocomunicativo, interação social, gestos, atenção compartilhada, imitação, comportamentos adaptativos e desenvolvimento dos componentes cognitivos e da linguagem. Apontam-se como limitações as abrangências dos termos linguagem e cognição, que dificultou a correlação dos resultados. Palavras-chave: transtorno do espectro autista, avaliação, cognição, linguagem.

Biografía del autor/a

Guilherme Domingos Martins, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)/ Mestrando

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (PPGPSI/UFRRJ). Pesquisador do Grupo do CNPq - Núcleo de Ações e Reflexões em Neuropsicologia do Desenvolvimento (NARN)

Emmy Uehara Pires, Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ)

Doutora em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP). Líder do Grupo de Pesquisa do CNPq - Núcleo de Ações e Reflexões em Neuropsicologia do Desenvolvimento (NARN)

Descargas

Publicado

2021-12-30

Cómo citar

Martins, G. D., & Pires, E. U. (2021). Avaliação cognitiva e de linguagem em crianças pré-escolares com autismo: Revisão sistemática. Neuropsicología Latinoamericana, 13(3). Recuperado a partir de https://neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/604

Número

Sección

Artículos / Articles / Artigos