FUNDAMENTO DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL PARA O DESVENDAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS NEUROPSICOLÓGICOS

FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DOS PROCESSOS NEUROPSICOLÓGICOS

Auteurs-es

  • Vanessa Clementino Furtado Universidade Federal de Mato Grosso

Mots-clés :

neuropsicologia , consciência , desenvolvimento humano

Résumé

Neste texto apresentamos uma pesquisa teórica de fundamentação ontológica para o desvendamento da formação dos processos neuropsicológicos e psicopatológicos a partir do materialismo histórico e dialético e da “Ontologia do Ser Social” de Gyorgy Lukács. Para tanto, partimos da neuropsicologia vygotskiana e luriana, tomando a formação das estruturas cerebrais de forma cronogênica, num diálogo que permite o aprofundamento das reflexões sobre o tema, complexificando o entendimento sobre a relação de funcionamento entre o cérebro e as Funções Psicológicas Superiores. Introduzimos, para tanto, a noção de que esta relação se dá  em "unidade dialética". Assim, pelos princípios da dialética marxiana a "unidade dialética" se constitui de modo que um dos elementos que a compõem se apresenta como "momento predominante" cujo qual adquire "relativa autonomia" em relação aos outros elementos da unidade. A partir do desenvolvimento teórico luckacsiano do entendimento de que a consciência humana adquire "relativa autonomia" em relação ao seu substrato biológico, embora, ontológica e inseparavelmente ligada a este substrato, buscamos adensar a explicação vygotskiana da  psicopatologias como transtornos das funções psicológicas superiores (dos ápices), cujo desenvolvimento se dá a partir da sociabilidade, ou seja, da relação que os seres humanos estabelecem uns com os outros seres humanos e que são, por sua vez,  historicamente determinadas. Entendendo, portanto, os fenômenos psicopatológicos como determinações sociais. Uma vez que, a atividade cerebral se dá de "fora para dentro" e que esta relação externa, mediada pela sociabilidade, é processada pelo sujeito, por meio de sua vivência. Portanto, os processos de desagregação, assim como os de desenvolvimento, tem seus elementos predominantes naquelas estruturas criadas a partir das relações sociais que se estabelece e que estão para além das dimensões individuais, mas imbricadas, mediadas e realizadas sob as bases do modo de produção e reprodução da vida socialmente instituído em dado momento histórico. 

Références

Fortes, R. V. (2016). Trabalho e gênese do ser social na "ontologia" de György Lukács. Editora Em Debates.

Jablomka, E., & Lamb, M. J. (2010). A evolução em quatro dimensões. Cia das Letras.

Kosik, K. (1976). Dialética do concreto. Paz e Terra. (Obra original publicada em 1956)

Lessa, S. (2015). Para compreender a ontologia de Lukács (4a ed.). Instituto Lukács.

Lukács, G. (2013). Para uma ontologia do ser social II. Boitempo. (Obra original publicada em 1986)

Luria, A. R. (1966). Brain and Mind. Soviet Psychology and Psychiatry, 4(3-4), 62–69. https://doi.org/10.2753/RPO1061-040504030462

Luria, A. R. (1979). A atividade consciente do homem e suas raízes histórico-sociais. In Curso de psicologia geral. Civilização Brasileira. https://marxists.info/portugues/luria/ano/mes/90.pdf

Luria, A. R. (1981). Fundamentos de neuropsicologia. EDUSP.

Marx, K. (2015a). Manuscritos econômicos e filosóficos. Boitempo Editorial. (Obra original publicada em 1844)

Marx, K., & Engels, F. (2015). A ideologia alemã: Crítica da mais recente filosofia alemã em seus representantes Feuerbach, B. Bauer e Stirner, e do socialismo alemão em seus diferentes profetas. Boitempo Editorial. (Obra original publicada em 1845-1846)

Vygotski, L. S. (2002). Obras escogidas – III: Historia del desarrollo de las funciones psíquicas superiores. Visor. (Obra original publicada em 1931)

Vygotski, L. S. (2009). Desenvolvimento do sistema nervoso. In As funções no desenvolvimento da criança. Quintanar Rojas, Trilhas. (Obra original publicada em 1934)

Vygotski, L. S. (2011). La imaginación y el arte en la infancia. Ediciones Akal. (Obra original publicada em 1930)

Vygotski, L. S. (2015). Obras escogidas - II: Pensamiento y lenguaje - Conferencias sobre psicología. Antonio Machado Libros. (Obra original publicada em 1932-1934)

Vygotski, L. (2022). Los procesos de desintegración de la psiquis y la esquizofrenia. In E. Zavershneva & R. Van der Veer (Eds.), Cuadernos de notas. (A. A. González, Trad.). Libros del Zorzal. (Obra original publicada em 1932-1934)

Vygotski, L. S. (2023a). Sobre os sistemas psicológicos. In G. Toassa & P. Marques (Orgs. & Trads.), Psicologia, desenvolvimento humano e marxismo (pp. 177–2014). Hogrefe. (Obra original publicada em 1930)

Vygotski, L. S. (2023b). O problema do desenvolvimento e da desagregação das funções psíquicas superiores. In G. Toassa & P. Marques (Orgs.), Psicologia, desenvolvimento humano e marxismo. (P. Marques, Trad.).

Zavershneva, E., & Van der Veer, R. (2022). Introdução aos Cuadernos de Notas. In L. S. Vygotski, Cuadernos de notas. (A. A. González, Trad.). Libros del Zorzal.

Fichiers supplémentaires

Publié-e

2025-08-27

Comment citer

Clementino Furtado, V. (2025). FUNDAMENTO DA ONTOLOGIA DO SER SOCIAL PARA O DESVENDAMENTO DO DESENVOLVIMENTO DOS PROCESSOS NEUROPSICOLÓGICOS : FUNDAMENTOS ONTOLÓGICOS DOS PROCESSOS NEUROPSICOLÓGICOS. Neuropsicología Latinoamericana, 17(3), 54–66. Consulté à l’adresse https://neuropsicolatina.org/index.php/Neuropsicologia_Latinoamericana/article/view/889

Numéro

Rubrique

Artículos / Articles / Artigos